O atacante Rayan, principal destaque do Vasco na temporada 2025, não enfrentou o Bahia no jogo válido pela 16ª rodada atrasada do Brasileirão, realizado em São Januário na noite de quarta-feira (24/09). A ausência do jogador se deu por conta de uma suspensão automática decorrente do terceiro cartão amarelo recebido nas partidas anteriores, que o deixou fora do confronto contra o time baiano[3].
Além da suspensão, o camisa 7 do Vasco vinha sendo um peça-chave no time do técnico Fernando Diniz, que pediu à diretoria para que Rayan não fosse negociado nem liberado para a seleção brasileira Sub-20, que disputaria o Mundial da categoria no Chile entre os dias 27 de setembro e 20 de outubro. O clube optou por manter o jovem atacante para reforçar o elenco numa fase crítica da temporada, quando o Vasco está próximo da zona de rebaixamento no Brasileirão[1].
Apesar das tentativas iniciais de liberar Rayan para a seleção — onde ele havia sido titular na conquista do Sul-Americano Sub-20, classificando o Brasil para o Mundial — a CBF acabou não convocando o jogador, atendendo ao pedido do clube carioca. Outras ausências importantes na equipe no confronto contra o Bahia incluíram o zagueiro Robert Renan, fora por protocolo de concussão, além de Lucas Piton, Tchê Tchê, Thiago Mendes e G.B., todos em recuperação de lesões[3].
No jogo, o Vasco conseguiu uma vitória emblemática por 3 a 1 sobre o Bahia, com gols de Coutinho, Puma Rodríguez e um contra de Luciano Juba. A equipe aproveitou a expulsão de Jean Lucas, do Bahia, ainda no primeiro tempo, para virar o placar e conquistar três pontos importantes em casa depois de quatro meses sem vencer em São Januário[2].
A manutenção de Rayan no elenco para a reta final do Brasileirão é vista como estratégia fundamental para a equipe. O atacante, que recebeu interesse de clubes europeus na janela de meio de ano, tem sido o artilheiro do time e principal esperança ofensiva, marcando 10 gols na temporada, dos quais sete sob o comando de Fernando Diniz[1].
#VascoDaGama #Rayan #Brasileirao2025 #FernandoDiniz #VascoXBahia #FutebolBrasileiro #Sub20 #CBF #SãoJanuário #Atacante
