O volante Thiago Mendes, de 33 anos, está muito próximo de reforçar o Vasco da Gama na próxima temporada, após recusar uma proposta do São Paulo e avançar nas negociações com o clube carioca. O atleta, que estava no Al-Rayyan, do Catar, e está livre no mercado desde o início de julho de 2025, vê com bons olhos o retorno ao futebol brasileiro após oito anos atuando no exterior[1][4][6][8].
A negociação tem se desenrolado nos últimos dias, com o Vasco chegando perto dos valores desejados pelo jogador e ainda discutindo o tempo de contrato. Enquanto o clube ofereceu um vínculo até o final de 2026, Thiago Mendes quer contrato até o fim de 2027, e as partes devem definir este ponto em uma nova reunião nos próximos dias[4][6]. O volante é um dos nomes aprovados pela diretoria vascaína, incluindo Admar Lopes, que já trabalhou com o jogador na Europa.
Thiago Mendes tem uma vasta experiência no futebol internacional, com passagens destacadas pelo Lille e Lyon, na França, e pelo Al-Rayyan, no Catar. No Brasil, teve grande destaque pelo São Paulo entre 2015 e 2017, onde disputou 147 partidas e marcou 12 gols. Apesar do interesse antigo do São Paulo, que tentou contratá-lo por cerca de um ano, a proposta não avançou devido a questões financeiras, principalmente o alto valor de luvas pedido pelo jogador[1][8].
O retorno de Thiago Mendes ao Brasil é visto como uma tentativa do Vasco de qualificar o elenco, sobretudo no setor de meio-campo, uma prioridade para a diretoria. O volante, que também pode atuar como segundo homem de meio e já teve experiência como zagueiro, deve acrescentar experiência e qualidade ao time cruz-maltino para o Brasileirão[4][8].
Além do Vasco e São Paulo, clubes como Santos e Atlético-MG também demonstraram interesse no meio-campista, mas foi o Vasco que avançou nos diálogos e está prestes a anunciar oficialmente a contratação[1][8].
A expectativa é que o acerto seja público em breve, trazendo um reforço de peso para o Vasco da Gama, que também negocia outras renovações importantes no elenco, como a do goleiro Léo Jardim, que é representado pelo mesmo empresário de Thiago Mendes, Paulo Pitombeira[6].
—
#ThiagoMendes #VascoDaGama #ContrataçãoVasco #FutebolBrasileiro #Brasileirão2025 #SãoPauloFC #MeiaVolante #MercadoDaBola #Futebol2025 #JogadorLivre