Sem vencer em SJ desde maio, Vasco liga alerta no Brasileiro

O Vasco enfrenta uma fase de alerta no Campeonato Brasileiro 2025 ao não conseguir vencer em São Januário desde maio, fato que preocupa a torcida e a direção do clube. Desde a derrota para o Red Bull Bragantino por 2 a 0, em 31 de maio, o Gigante da Colina não voltou a conquistar os três pontos em seu tradicional estádio, quebrando uma sequência que, até então, era um importante trunfo na luta contra o rebaixamento[1][5].

Historicamente, São Januário tem sido um verdadeiro ‘caldeirão’ para o Vasco, com um retrospecto muito positivo na temporada. Em 2025, o clube disputou 13 jogos em casa, conquistando oito vitórias, quatro empates e sofrendo apenas uma derrota, com um aproveitamento de 71,7%. O time marcou 20 gols e sofreu 7, mantendo um saldo positivo que reforçava a força do mando de campo[1][3]. No entanto, a última sequência tem sido um sinal de alerta, pois o Vasco acumula um jejum de vitórias em sua casa que pode comprometer a permanência na Série A do Brasileirão.

O técnico Rafael Paiva, que assumiu o comando em junho deste ano, conseguia inicialmente bons resultados, elevando o time da zona de rebaixamento para a parte segura da tabela e chegou a colocar o Vasco na briga por vaga na Libertadores do próximo ano. Sob seu comando, o time chegou às semifinais da Copa do Brasil após 13 anos, mas seu desempenho tem caído nas últimas rodadas, com três derrotas consecutivas no campeonato e uma queda no poder ofensivo, já que o time não marcou gols em seus três últimos jogos. Isso contribuiu para o aumento da pressão sobre o treinador e dúvidas sobre sua permanência na próxima temporada[2][4].

Além do desempenho ruim em casa, o Vasco tem registrado públicos abaixo da média de sua torcida em São Januário, com menos de 15 mil espectadores em partidas recentes, cenário atípico e preocupante para o clube, que historicamente conta com forte apoio em seu estádio. Outro fator que pode influenciar a queda na presença do público é o alto preço dos ingressos, apontado como o ticket médio mais caro do país, o que aparentemente tem afastado parte da torcida[5].

Para o Vasco, é crucial reencontrar o ritmo que o levou a ter um aproveitamento superior a 70% em São Januário durante a temporada, fortalecendo a ‘Colina Histórica’ como seu maior aliado na luta contra o rebaixamento. A diretoria ainda mantém certo otimismo quanto ao desempenho de Rafael Paiva, que pode ser efetivado caso consiga garantir uma posição segura para o clube ou até uma vaga em competições internacionais.

#VascoDaGama #Brasileirão2025 #SãoJanuário #RafaelPaiva #CopaDoBrasil #FutebolCarioca #VascoNoBrasileirão #FutebolBrasileiro #RetrospectoVasco #LutaContraRebaixamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *