O Vasco da Gama garantiu sua permanência na próxima temporada do Novo Basquete Brasil (NBB) após uma reviravolta nas negociações que quase ameaçava sua inscrição na elite do basquete nacional. O clube carioca enfrentava dificuldades para finalizar a documentação necessária, mas conseguiu junto à Liga Nacional de Basquete (LNB) um aumento no prazo para entrega das garantias exigidas. O presidente do Vasco, Pedrinho, assumiu pessoalmente as negociações com Rodrigo Montoro, presidente da LNB, e conseguiu resolver as pendências financeiras, incluindo uma solução para as dívidas pendentes com o elenco da última temporada[1].
Este movimento estratégico do Vasco incluiu o alinhamento do projeto de basquete com seus patrocinadores de futebol, que concordaram em redirecionar parte do apoio financeiro para o time de basquete sem impactar negativamente o futebol do clube. Isso foi fundamental para o clube cumprir as exigências da liga e confirmar sua participação na temporada 2025/2026 do NBB[1].
A próxima edição do NBB será histórica, com o maior número de equipes já reunidas na história da competição: 20 clubes representarão oito estados mais o Distrito Federal. Além do Vasco, que defenderá o Rio de Janeiro junto com Flamengo e Botafogo, a competição contará com o retorno do Rio Claro Basquete, além das estreias de Basket Osasco e Cruzeiro Basquete, este último projetado a partir do segundo lugar da Divisão de Acesso[2][4][6].
O campeonato terá início em 18 de outubro de 2025 e será disputado no formato de turno e returno, onde todos os times se enfrentam. Ao final do primeiro turno, os oito melhores avançam ao Super 8, um torneio que promete grandes confrontos e mais emoção ao basquete brasileiro. Esta temporada também marca avanços significativos na profissionalização e desenvolvimento da modalidade, com a LNB e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) renovando planos de trabalho focados no crescimento das categorias de base e apoio aos clubes[5].
Desta forma, o Vasco chega renovado e engajado para a temporada mais competitiva e aguardada da história do Novo Basquete Brasil, com o objetivo de retomar protagonismo no cenário nacional e oferecer fortes disputas ao lado dos demais grandes clubes participantes.
#NBB2025
#VascoBasquete
#BasqueteBrasileiro
#NovoBasqueteBrasil
#LigaNacionalDeBasquete
#BasqueteNacional
#Super8NBB
#CruzeiroBasquete
#BasketOsasco
#FutebolEbasquete