Morreu neste sábado (11) aos 92 anos o jornalista e radialista Áureo Ameno, ícone do rádio carioca e torcedor apaixonado do Club de Regatas Vasco da Gama. Ele estava internado no Hospital São Lucas, na Gávea, no Rio de Janeiro, e faleceu devido a complicações de um quadro renal[1][4].
Nascido em Oliveira, Minas Gerais, Áureo iniciou sua carreira no jornalismo em 1954, de forma improvisada na Rádio Globo, quando cobriu a morte do ex-presidente Getúlio Vargas por telefone. A performance lhe garantiu a contratação na emissora no ano seguinte, dando início a uma trajetória marcada pela versatilidade e excelência[2][4]. Ao longo dos anos, atuou em importantes veículos como o Repórter Esso, BBC de Londres, agência United Press, Rádio Tupi e Rádio Haroldo de Andrade, chegando à chefia de jornalismo em alguns momentos[1][2][3].
Além do jornalismo, Áureo Ameno era advogado formado pela Faculdade do Catete, tendo também sido professor de Comunicação na Universidade Gama Filho e obtido o título de Doutor em Direito Penal. Na Agência Nacional, participou de importantes mudanças no tradicional programa radiofônico ‘A Voz do Brasil’[2][3].
Áureo era especialmente conhecido pela sua paixão e atuação na crônica esportiva, sendo uma das vozes mais respeitadas do rádio brasileiro no esporte. Fanático pelo Vasco da Gama, transmitiu com fervor o amor pelo clube e realizou inúmeras coberturas nacionais e internacionais do time. Foi comentarista esportivo da Rádio Transamérica do Rio de Janeiro até sua aposentadoria em 2015[1][2][3][4].
Além de seu trabalho no rádio e no jornalismo, Ameno teve uma atuação política significativa. Foi vereador da cidade do Rio de Janeiro durante uma legislatura e ficou conhecido por ser o autor do projeto de lei que criou o bairro Vasco da Gama, desmembrando-o do bairro de São Cristóvão, englobando a região do estádio São Januário – um legado permanente para a comunidade vascaína[1][2][3][4].
Nas redes sociais, o Vasco da Gama prestou homenagem ao jornalista: ‘O Vasco da Gama lamenta profundamente o falecimento do jornalista Áureo Ameno, ocorrido neste sábado (11/10). Figura emblemática da imprensa esportiva e vascaíno apaixonado, Áureo tinha 92 anos. Sua voz, sempre marcada pelo amor ao futebol e ao Gigante, ficará para sempre na memória de todos nós. Nossos sentimentos aos familiares e amigos'[1][4].
Áureo Ameno será lembrado como um dos grandes nomes da comunicação esportiva carioca, cuja voz e legado permanecerão vivos na história do rádio brasileiro e no coração de todos os vascaínos.
#ÁureoAmeno #RádioCarioca #JornalismoEsportivo #VascoDaGama #LendaDoRádio #ComunicaçãoBrasileira #ImprensaEsportiva #TorcedorVasco #LegadoEsportivo #VascoDaGama