O Botafogo encara o Vasco nesta quinta-feira (11), às 21h30, no Estádio Nilton Santos, em um clássico decisivo pela Copa do Brasil. Com o empate de 1 a 1 no jogo de ida, a vaga para a semifinal será decidida em um duelo de alta intensidade, marcado pela indefinição da participação do lateral-direito Vitinho, que voltou recentemente da Seleção Brasileira após atuar nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 contra a Bolívia. Devido ao desgaste físico causado pela altitude de El Alto, Vitinho é dúvida para o confronto, abrindo espaço para que o uruguaio Mateo Ponte seja titular no clássico[1][2][5].
Mateo Ponte, que atua como lateral-direito e está no Botafogo desde 2023, deve substituir Vitinho e chega com um retrospecto animador na temporada, especialmente em jogos eliminatórios pelo clube. Com ele em campo, o Botafogo venceu todas as seis partidas de mata-mata em que participou até agora, incluindo confrontos pela Libertadores e Copa do Brasil contra adversários como Aurora, Bragantino, Palmeiras e Peñarol[1][3][5].
O uruguaio de 22 anos enfatizou a importância do apoio da torcida, com ingressos esgotados no Nilton Santos, algo que não ocorria em 2025 até agora. Ponte destacou que jogar em casa com estádio lotado será fundamental para o Botafogo buscar a classificação:
‘Conseguimos trazer um resultado que nos dá a chance de classificar com uma vitória simples, isso é importante para um jogo tão difícil como esse, um clássico. Nós vamos jogar na nossa casa e precisamos fazer valer essa nossa força dentro do Nilton Santos. Sabemos que será casa cheia, o apoio da nossa torcida será muito importante para a gente buscar essa classificação'[1][5].
Além da importância do fator casa, Mateo Ponte ressaltou a preparação que o elenco botafoguense fez durante a Data Fifa. O grupo teve alguns dias de folga para recuperação após o último jogo pelo Brasileirão, mas retornou aos treinos com alta intensidade sob comando do técnico Davide Ancelotti, focando totalmente no embate contra o Vasco:
‘Após a última partida, tivemos alguns dias de folga que nos ajudaram a nos recuperar bem. Depois disso, voltamos ao trabalho com muita intensidade e temos feito uma grande preparação para esse duelo contra o Vasco. O nosso time com certeza chegará muito bem e forte para essa partida decisiva'[1][5].
A partida representa muito para o Botafogo, que vem focado na Copa do Brasil após eliminação precoce na Libertadores. A presença de Mateo Ponte como titular pode ser um diferencial importante para que o clube carioca consiga fazer valer o mando de campo e avançar às semifinais, em meio a um confronto difícil e tradicional que rivaliza uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro.
—
#Botafogo
#Vasco
#MateoPonte
#CopaDoBrasil
#Vitinho
#DataFifa
#FutebolBrasileiro
#ClássicoCarioca
#Ancelotti
#TorcidaBotafogo