Em meio a um momento desafiador na temporada do Vasco da Gama, o técnico Fernando Diniz enfrenta mais uma baixa significativa na equipe: o atacante GB sofreu uma lesão confirmada na coxa esquerda, que deve deixá-lo fora por cerca de três a quatro semanas. Essa ausência se soma a outros desfalques importantes que complicam ainda mais a missão do treinador para a sequência dos jogos[2][4][3].
GB vinha ganhando espaço no time comandado por Diniz, mas agora o Vasco terá que se virar sem o atacante em partidas decisivas, como o confronto da volta dos playoffs da Copa Sul-Americana contra o Independiente del Valle, marcado para esta terça-feira (22), às 21h30, em São Januário. O time carioca tem uma gigante desvantagem após perder o jogo de ida por 4 a 0 e precisa de uma recuperação difícil para avançar na competição[2][4].
Além de GB, o elenco sofre outros desfalques. Philippe Coutinho segue em tratamento de uma lesão na panturrilha esquerda e não deve ser relacionado para a partida, assim como o zagueiro Lucas Freitas, afastado por um quadro gripal. O lateral Lucas Piton está suspenso para o confronto após expulsão no jogo de ida. Outro atleta no departamento médico é Adson, que se recupera de cirurgia após uma fratura na tíbia e permanece de fora por tempo indeterminado. A lista complenta a preocupação do Vasco para essa fase tão crítica da temporada[1][2][4].
Com as baixas, Fernando Diniz deverá apostar em mudanças táticas e substituições pontuais para montar a equipe. Hugo Moura tem sido testado na defesa e pode ser uma alternativa, assim como Victor Luis entrará na lateral esquerda. O provável Vasco titular para o duelo contra o Del Valle seria: Léo Jardim, Paulo Henrique, João Victor, Hugo Moura (ou Luiz Gustavo), Victor Luis; Jair, Tchê Tchê, Nuno Moreira, Rayan; David (ou Garré) e Vegetti[2][4].
A dificuldade da missão diante dos equatorianos e o cenário de tantas ausências criam um teste de fogo para Fernando Diniz, que precisa motivar o elenco para buscar uma virada histórica, ao mesmo tempo que lida com limitações no elenco por lesões e suspensões.
Além dos problemas em campo, o Vasco também enfrenta incertezas no elenco externo, como a situação do lateral-direito Puma Rodríguez, que deve rescindir seu vínculo com o clube em breve devido à falta de oportunidades com Diniz[5].
Esse momento delicado reforça a necessidade de uma gestão cuidadosa do elenco e estratégias inteligentes para que o Vasco possa superar as adversidades e avançar na Copa Sul-Americana, além de manter o desempenho competitivo nas outras frentes da temporada.
#VascoDaGama #FernandoDiniz #LesãoConfirmada #GBLesionado #CopaSulAmericana #IndependienteDelValle #DesfalquesVasco #Brasileirão #FutebolBrasileiro #Vasco2025
