Um grupo internacional com sede nos Estados Unidos, o The Monaco Group (TMG), está em negociações avançadas para realizar uma parceria milionária com alguns dos principais clubes do futebol brasileiro: Corinthians, Santos e Vasco da Gama. A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 4 de julho de 2025, pelo jornalista Jorge Nicola, que revelou detalhes sobre os planos do bilionário angolano Mário Gomes, CEO do TMG, para investir no futebol do país[1][2][4].
### Investimento inicial e planos no futebol brasileiro
O primeiro passo do The Monaco Group no Brasil deve ser a compra de 70% das ações da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Nacional Atlético Clube, tradicional time do interior de Minas Gerais, na cidade de Muriaé. O clube acabou de ser rebaixado para a terceira divisão do Campeonato Mineiro e só voltará a competir em agosto de 2026. O acordo seria válido por um período de dez anos, com o objetivo de fortalecer o time local e torná-lo uma das potências do futebol mineiro[1][2].
### Parceria com clubes de grande expressão
Além do investimento no Nacional de Muriaé, o TMG está conduzindo negociações para firmar parcerias estratégicas com Corinthians, Santos e Vasco. O modelo que tem sido apresentado aos dirigentes desses clubes envolve um aporte financeiro significativo, especialmente para o Santos, que teria no caixa uma injeção milionária. Em troca, o Santos poderia ceder jogadores ao clube mineiro em 2026, fortalecendo ambas as instituições.
As conversas com o Corinthians e com o Vasco estão em estágio mais inicial, mas também mostram potencial para evoluir em breve. O Vasco, por sua vez, está à procura de um investidor para substituir a 777 Partners, atual parceira do clube, o que torna a proposta do TMG bastante atraente. A movimentação atende a uma crescente tendência no futebol brasileiro, que tem visto a entrada de fundos internacionais e investidores privados buscando melhorar a estrutura e a competitividade dos clubes por meio do modelo SAF[1][2][4].
### Perfil do investidor e possíveis impactos
Mário Gomes, bilionário angolano à frente do The Monaco Group, atua em setores como petróleo, gás, energia e diamantes, mas agora mira no mercado esportivo brasileiro com um fundo de investimentos voltado para contratações e desenvolvimento dos clubes. Para aproximar o grupo dos times brasileiros, o TMG conta com a consultoria do ex-presidente do Santos, Orlando Rollo, e de Junior Curitiba, gerente-executivo do grupo e com experiência no Peixe[1][2][4].
Especialistas acreditam que esse investimento pode transformar o cenário do futebol brasileiro, principalmente pelos valores envolvidos e pela expertise internacional do grupo, que já atua em outros setores globais. A expectativa é que o TMG cruze fronteiras e siga os passos de outros fundos de investimento que já são parceiros de clubes ao redor do mundo, trazendo maior profissionalização, melhor gestão financeira e reforço no elenco[1][4].
### Expectativas e próximos passos
As conversas devem avançar nos próximos dias, com a possibilidade de assinatura dos primeiros contratos ainda em 2025. A torcida de Corinthians, Santos e Vasco espera ansiosamente por esse novo capítulo que pode impulsionar o desempenho esportivo e a saúde financeira dos clubes.
—
#Hashtags
#InvestimentoNoFutebol #TheMonacoGroup #ParceriaMilionária #Corinthians #Santos #VascoDaGama #SAF #FutebolBrasileiro #MárioGomes #Futebol2025
