O Vasco da Gama sofreu uma dolorosa derrota por 4 a 0 para o Independiente del Valle, no jogo de ida dos playoffs da Copa Sul-Americana 2025, realizado nesta terça-feira (15), no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, aos 2.850 metros de altitude[1][5]. A goleada complicou seriamente as chances do clube carioca de avançar para as oitavas de final da competição continental.
O técnico Fernando Diniz destacou que o placar elástico foi condicionado principalmente pela expulsão precoce do lateral-esquerdo Lucas Piton, aos 12 minutos do primeiro tempo, que desestruturou o Vasco ainda no início do duelo. Segundo Diniz, o time começou bem a partida e estava adaptado à altitude, mas a expulsão mudou completamente o panorama. Apesar disso, o treinador manteve o otimismo, afirmando que o resultado, embora difícil, ainda pode ser revertido no jogo da volta, que será disputado no próximo dia 22, em São Januário[2][4].
O Independiente del Valle aproveitou-se da vantagem numérica para dominar o jogo do início ao fim. Os gols foram marcados por Mateo Carabajal, dois por Patrick Mercado e um por Claudio Spinelli. O Vasco ainda teve a chance de descontar após o adversário sofrer um pênalti no segundo tempo, mas Juan Cazares teve sua cobrança defendida pelo goleiro Léo Jardim, que fez uma excelente intervenção naquele momento crucial da partida[1][5].
A atuação do Vasco foi bastante criticada pela defesa que, ao tentar conter os ataques, acabou sofrendo muitos espaços explorados pelos equatorianos, que utilizaram sua experiência e técnica, além do apoio da torcida, para ampliar o resultado. O treinador, ao ser questionado sobre o desempenho do elenco e possíveis reforços, afirmou que não apostará em caça às bruxas e que o clube já trabalha internamente para fortalecer o time[4][6].
Para o Vasco, a missão no jogo da volta é praticamente heroica: vencer por pelo menos cinco gols de diferença para avançar às oitavas de final da Sul-Americana, já que o saldo de gols é o critério de desempate. A cobrança da torcida e da imprensa será intensa nos próximos dias, e o elenco terá que apresentar uma resposta convincente diante do seu torcedor[2].
#Hashtags:
#VascoDaGama
#IndependienteDelValle
#SulAmericana2025
#CopaSulAmericana
#GoleadaVasco
#FernandoDiniz
#LucasPiton
#FutebolSulamericano
#VascoContraDelValle
#RevancheVasco
