O Vasco da Gama se prepara para enfrentar o Atlético-MG neste domingo (10), às 16h, em São Januário, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025, com novidades na provável escalação. Após garantir sua vaga nas quartas de final da Copa do Brasil ao vencer o CSA por 3 a 1, o time carioca ainda busca se recuperar na Série A, ocupando atualmente a 17ª colocação com 15 pontos[1][2][4].
O técnico Fernando Diniz terá uma mudança importante: o lateral-esquerdo Lucas Piton está suspenso após receber o terceiro cartão amarelo na rodada anterior, o que deve abrir espaço para Victor Luís na posição[2]. Outra alteração esperada é o retorno de João Victor à zaga, substituindo Hugo Moura, que recua para o meio-campo na vaga de Jair. O atacante Barros, que voltou de empréstimo, treina com o grupo e pode ser relacionado pela primeira vez para esta partida, embora o time ainda tenha desfalques como Adson e GB, ambos no departamento médico[2].
A provável escalação do Vasco conta com Léo Jardim no gol; Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas e Victor Luís na defesa; Hugo Moura, Tchê Tchê e Coutinho no meio-campo; e o trio ofensivo formado por Nuno Moreira, Rayan e Vegetti[1][2][4].
Do lado do Atlético-MG, o técnico Cuca deve poupar alguns titulares devido ao calendário apertado, após a equipe se classificar heroicamente para as quartas da Copa do Brasil ao eliminar o Flamengo nos pênaltis. Com 23 pontos e na 10ª posição, o Galo vem embalado após vitória por 2 a 1 sobre o Bragantino, mas visa preservar o elenco para os compromissos das próximas semanas[1][3][4].
Espera-se uma escalação alternativa do Atlético, similar à que venceu o RB Bragantino, com Everson; Natanael, Lyanco, Vitor Hugo (ou Junior Alonso), Guilherme Arana; Alan Franco (ou Fausto Vera), Alexsander, Igor Gomes; Biel, Júnior Santos (ou Cuello) e Rony. Os desfalques confirmados são o volante Patrick Silva, e os atacantes Dudu, Cadu e Caio Maia, por lesões ou suspensão[3][4].
A rivalidade histórica entre Vasco e Atlético-MG é equilibrada, com 81 confrontos e leve vantagem para o clube carioca, que soma 31 vitórias contra 30 do Galo[5]. O jogo é decisivo para ambos os times: o Vasco busca escapar da zona de rebaixamento, enquanto o Atlético visa se aproximar do G-6 e da zona de classificação para a Copa Libertadores[1][4].
A partida será transmitida ao vivo pelos canais Globo, Premiere, SporTV, além dos canais do YouTube de O TEMPO e O TEMPO Sports. A arbitragem ficará por conta de Davi de Oliveira Lacerda, com apoio dos assistentes Danilo Ricardo Simon Manis e Douglas Pagung, e o VAR sob comando de Rafael Traci[4].
#VascoDaGama #AtléticoMG #Brasileirão2025 #EscalaçãoVasco #FutebolBrasileiro #CampeonatoBrasileiro #Futebol #CopaDoBrasil #SãoJanuário #FutebolAoVivo