O Botafogo venceu o clássico carioca contra o Vasco da Gama por 2 a 0 neste sábado, 12 de julho de 2025, em partida disputada no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Foi o primeiro duelo após a pausa do Campeonato Brasileiro para o Mundial de Clubes, marcando também a estreia não oficial do novo técnico Davide Ancelotti, filho do renomado treinador Carlo Ancelotti, que ainda não estava regularizado pela CBF para comandar a equipe oficialmente, atuando como auxiliar de preparador de goleiros e orientando o time ao lado do auxiliar Cláudio Caçapa[1][3][6].
Os gols do Botafogo saíram no segundo tempo, com Arthur Cabral abrindo o placar após um rebote do goleiro Léo Jardim em finalização do companheiro Rayan, e Nathan Fernandes ampliando já na reta final do jogo, em um belo contra-ataque do Glorioso. Ambos marcaram seus primeiros gols pelo clube após chegadas recentes e participação no Mundial de Clubes. O time alvinegro dominou boa parte da segunda etapa, criando as melhores oportunidades e garantindo a vitória[2][4][5].
Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos em 12 jogos disputados, subindo para a quinta colocação na tabela de classificação do Brasileirão, ficando próximo do G-4 e com uma sequência inédita de cinco jogos sem derrotas, incluindo três vitórias consecutivas. Já o Vasco permanece com 13 pontos em 13 partidas, estacionado na 14ª colocação, muito próximo da zona de rebaixamento, e terá pela frente um desafio importante já na terça-feira, quando enfrenta o Independiente del Valle, em Quito, pela Copa Sul-Americana[1][5].
O clássico, apelidado de Clássico da Amizade, teve um primeiro tempo travado, com poucos lances de perigo devido ao gramado ruim que levantava muita areia, prejudicando as jogadas. A emoção começou a aparecer mais intensamente só no segundo tempo, com o Botafogo mostrando maior efetividade e inteligência tática para abrir vantagem e controlar o resultado até o apito final[3][4].
A vitória também representou um marco para o Botafogo, que retomou seu ritmo no Campeonato Brasileiro após a paralisação e mostrou evolução sob o olhar do novo comando técnico, preparando o time para as próximas partidas importantes. O Vasco, por sua vez, busca reconstruir sua campanha para se afastar da zona da degola e segue pressionado por resultados positivos nos próximos confrontos[6].
Hashtags:
#BotafogoVsVasco
#Brasileirao2025
#ClássicoCarioca
#DavideAncelotti
#ArthurCabral
#NathanFernandes
#BotafogoG4
#VascoDaGama
#MundialDeClubes
#FutebolBrasileiro
