## Vasco vive drama “milagroso” contra Del Valle: técnico acredita, mas comentaristas descartam chance de virada | #Vasco #DelValle #CopaSulAmericana #SaoJanuário #FutebolBrasileiro #FernandoDiniz #FutebolInternacional #MilagrenoVasco #OitavasDasAmericanas #SportNews
Em um cenário que já ficou marcado na história do futebol brasileiro, o Vasco recebe, nesta terça-feira, 22 de julho, o Independiente del Valle, nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, precisando de um verdadeiro milagre para avançar na competição. Depois de ser goleado por 4 a 0 em Quito no jogo de ida, o Cruzmaltino chega à partida de volta precisando reverter um placar que muitos consideram impossível: só avança com vitória por, no mínimo, quatro gols de diferença, o que levaria a disputa para os pênaltis, e só garante a classificação no tempo normal com cinco ou mais gols a seu favor[1][3][5].
O clima em São Januário é de esperança mista à realidade. Do lado do Vasco, o treinador Fernando Diniz não esconde o tamanho do desafio – “É um resultado muito difícil, mas de fato acredito que é possível”, disse o comandante em coletiva recente, fazendo apelo à torcida para lotar o estádio e ser o “empurrão” extra que o time precisa[5]. Diniz será responsável pela estratégia, tentando alterar uma sequência ruim de desempenho, já que o Vasco não vence desde que retomou as atividades após o Mundial de Clubes[1].
Porém, a expectativa é baixa entre jogadores, ex-atletas e comentaristas, que consideram o cenário praticamente irreversível para o time carioca. Um nome de peso nas discussões é o ex-jogador Edmundo, que, em sua visão, não hesitou em afirmar: “Não dá para reverter”. O “Animal” não acredita que o Vasco consiga o feito, refletindo o pessimismo de grande parte da imprensa esportiva nacional, que vê a missão como “quase impossível”[7].
O Independiente del Valle, do Equador, chega ao Rio de Janeiro tranquilo, sabendo que até mesmo uma derrota por três gols ainda garante sua classificação. O time equatoriano foi superior em todas as linhas no primeiro confronto, mostrando força defensiva e objetividade ofensiva, o que aumenta ainda mais o teor de desafio para o Vasco[6]. Para o Cruzmaltino avançar, seria necessário não só marcar um clássico “4 a 0”, mas evitar um gol do adversário – algo extremamente raro no futebol internacional moderno, especialmente em mata-matas continentais.
A escalação do Vasco para este jogo deve ter Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas e Victor Luís (Leandrinho); Hugo Moura, Tchê Tchê, Rayan, Nuno Moreira e David; Vegetti, confiando na força do time titular para atacar desde o início[3]. Já o Independiente del Valle traça seu reforço com nomes experientes, como Guido Villar no gol, além de Mateo Carabajal, Jordy Alcívar e o argentino Claudio Spinelli, a principal referência ofensiva[3].
O apelo do técnico Diniz à torcida ganha ainda mais força quando se avalia a trajetória recente do Vasco: o time não só vive uma ressaca esportiva, mas também está próximo da zona de rebaixamento no Brasileirão, reforçando o desejo de uma conquista, ainda que improvável, na Sul-Americana[6]. Para os vascaínos, há esperança, mas também a sensação de que, aos poucos, o foco deve ser redirecionado para a luta nacional.
O duelo tem transmissão aberta pelo SBT e também pelo Paramount+. A torcida espera um time guerreiro, mesmo que longe do milagre esperado. O Vasco tenta, mais uma vez, ser a “escolha difícil”, famoso por viradas históricas – mas, desta vez, até mesmo os mais otimistas parecem reconhecer que a missão é, de fato, dos deuses.
#Vasco #DelValle #CopaSulAmericana #SaoJanuário #FutebolBrasileiro #FernandoDiniz #FutebolInternacional #MilagreNoVasco #OitavasDasAmericanas #SportNews
