## Fernando Diniz critica arbitragem e revela o motivo do empate do Grêmio contra o Vasco
A partida entre Vasco da Gama e Grêmio, realizada neste sábado (19), em São Januário, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, acabou em um empate de 1 a 1. No entanto, o placar foi apenas o pano de fundo para uma discussão inflamada sobre o desempenho do time carioca, a postura do adversário e, especialmente, o papel da arbitragem no desenrolar da partida.
Fernando Diniz, técnico do Vasco, não escondeu a frustração com o resultado durante a entrevista coletiva, mas preferiu destacar o volume ofensivo de sua equipe. Segundo o treinador, o Vasco dominou boa parte do jogo, fez 31 finalizações, acertou a trave, marcou um gol anulado e pressionou o adversário até o apito final[1][2][3]. ‘Meu sentimento é de frustração pelo resultado e satisfação pela produção do time. Produzimos para vencer, e vencer de goleada. Há muito tempo que, em um jogo contra o Grêmio, o Vasco não era tão ofensivo’, afirmou Diniz[1][2].
No entanto, o técnico vascaíno fez duras críticas ao árbitro Felipe Fernandes de Lima, de Minas Gerais. Diniz classificou a arbitragem como ‘muito prejudicial’ e acusou o juiz de interromper excessivamente o ritmo do jogo, permitir a ‘cera’ do Grêmio — ações para fazer o tempo parar — do início ao fim da partida e de não apitar faltas claras a favor do Vasco[1][2][3]. ‘Acho que a arbitragem influenciou negativamente no jogo, muito negativamente, em todos os sentidos. É um árbitro que, quanto mais parava, mais ele gostava que parasse. O Grêmio fez cera do começo ao final do jogo, e ele não acelerou o jogo em nenhum momento, não amarelou ninguém do Grêmio. Ele não permitiu uma finalização clara, o lance do impedimento foi muito discutível, achei pênalti no Vegetti no segundo tempo. A condução foi muito prejudicial a quem queria jogar’, disse Diniz, referindo-se a um lance de impedimento que anulou um gol do Vasco e a uma possível penalidade máxima não assinalada[1][2][5].
Para o treinador, se não fosse pelo desempenho da arbitragem, o resultado poderia ter sido bem diferente. ‘Produzimos para fazer quatro gols. É um resultado muito difícil, mas acredito que é possível’, afirmou, projetando a partida da Sul-Americana contra o Independiente del Valle, que acontecerá na próxima terça-feira (22), após a goleada sofrida na ida[5].
O placar da noite só ficou em empate após gol de Lucas Freitas, do Vasco, e do empate de Gustavo Martins, do Grêmio. O Vasco teve um gol anulado por impedimento, um lance bastante discutível, conforme análise de comentaristas, e ainda reclamou de um possível pênalti em Vegetti, que também não foi marcado[3][4]. A imprensa destacou que, mesmo com as críticas à arbitragem, houve concordância de que o juiz acertou na decisão do impedimento, com auxílio do VAR, mas pecou na interpretação de outros lances, deixando o clima tenso em campo[4].
Apesar do sabor amargo do empate, Diniz aposta na reação do time e convoca o torcedor para apoiar o Vasco em busca do ‘milagre’ na Sul-Americana, confiante de que, se repetir o volume de jogo mostrado contra o Grêmio, a equipe pode reverter o cenário adverso[5].
## Hashtags
#Diniz #Vasco #Gremio #Brasileirao2025 #Arbitragem #FutebolBrasileiro #SaoJanuario #CriticaArbitragem #SulAmericana #VascoDaGama
